A Insight Venture – Sociedade Capital de Risco, S.A., atribui extrema importância à integração dos riscos em matéria de sustentabilidade, nas suas três vertentes (Environment), social (Social) e de governança (Governance) (“ESG”) na prossecução da sua atividade.
O principal objetivo é a criação de valor a longo prazo para os nossos investidores, participantes e clientes, assegurando a competitividade das entidades participadas pelos Fundos geridos pela Insight Venture, tentando promover um impacto positivo no domínio ESG.
Em alinhamento com essa preocupação, a Insight Venture promove os "Princípios para o Investimento Responsável" (PRI - Principles for Responsible Investment) das Nações Unidas.
Em cumprimento do quadro legislativo aplicável no âmbito da sustentabilidade, nomeadamente o Regulamento (UE) 2019/2088 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de novembro de 2019, incidente sobre os deveres de divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros (“Sustainability Finance Disclosure Regulation” ou “SFDR”) e o Regulamento Delegado (UE) 2022/1288 da Comissão, de 6 de abril de 2022 (“Regulamento Delegado”), a Insight Venture vem divulgar a sua Política ESG. Esta Política define a forma como são incorporados e integrados na nossa atividade os riscos ambientais, sociais e de governação.
Não obstante a perspetiva de integração gradual de riscos ESG na tomada de decisões, muito em particular as de investimentos, a Insight Venture não toma em consideração os impactos negativos das suas decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade. De acordo com o disposto no artigo. 4.º, n.º 1, alínea b) do Regulamento “SFDR”, complementado com o previsto no artigo 12.º do “Regulamento Delegado”, a Insight Venture apresenta em Declaração Autónoma as razões pelas quais não considera, relativamente às suas decisões de investimento, os impactos negativos sobre os fatores de sustentabilidade.
Atenta a importância do tema ESG para a Insight Venture e a expectativa que tem relativamente à sua evolução, bem com as suas implicações na atividade da Insight Venture, compromete-se a rever periodicamente a sua posição relativamente à forma como são integrados e considerados os fatores de sustentabilidade.
Do ponto vista Ambiental (Environmental) e como investidores e prestadores de serviços, as principais preocupações são:
A definição de regras de investimento e a incorporação de fatores ESG na análise de investimentos
A digitalização e segurança das operações com desmaterialização de processos no desempenho da atividade
A promoção de uma inteligente utilização de recursos e diminuição da pegada ecológica
Do ponto de vista Social a Insight Venture adota as seguintes práticas:
Preocupação com o bem-estar dos colaboradores garantindo uma gestão equilibrada entre a vida profissional e pessoal
Sistemas de remuneração equilibrados entre a gestão da empresa e os colaboradores
Sistemas de proteção de saúde transversal a todos os colaboradores
Igualdade de género, idades ou outros afins estão interiorizados fazendo parte integrante das preocupações correntes
Do ponto de vista Governamental (Governance) a Insight Venture adota as seguintes práticas:
Sistema de comunicação ativa entre a Gestão e os Acionistas
Gestão independente e profissional
Adoção de práticas e mecanismos de controlo de risco para garantia de continuidade de negócio
Riscos em matéria de sustentabilidade
Nos Fundos geridos e enquanto entidade gestora, a Insight Venture incorpora nas suas decisões de investimento a análise, acompanhamento e resolução dos riscos existentes com impacto na sustentabilidade.
Esta ponderação é considerada durante todo o processo de investimento, acompanhamento e exit.
i. Na Pré-seleção dos Projetos: Neste primeiro processo, avalia o enquadramento na política de exclusões da sociedade e na política de investimento, considera fatores como sectores, objetivos e exposição a riscos, nomeadamente risco ESG;
ii. Na Análise e Avaliação: Nesta fase os projetos selecionados são analisados mais aprofundadamente com a recolha de informação complementar, procedendo-se a uma classificação de risco que incluí risco com impacto na sustentabilidade através do uma grelha de análise de fatores ESG.
iii. Na Decisão de Investimentos: Após parecer positivo obtido nas fases anteriores, todos os resultados e classificações são compilados e analisados para que seja possível uma tomada de decisão fundamentada;
iv. No Due dilligence: São validadas documentalmente e quando necessário auditadas as premissas e informações que estiveram na base da tomada de decisão;
v. No Acompanhamento dos investimentos: A Insight Venture assume o compromisso de acompanhar e controlar todos os seus investimentos, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das condições pré-definidas com especial relevo nos riscos potenciais identificados.
Não consideração dos impactos negativos das decisões de investimento nos fatores de sustentabilidade
A Insight Venture não está abrangida pelos critérios definidos nos pontos 3 e 4 do artigo 4º do SFDR. Apesar de a Insight Venture acompanhar os seus investimentos com especial atenção aos fatores ESG, não são considerados os impactos negativos das decisões de investimento nos fatores de sustentabilidade. O principal motivo deve-se ao facto de o universo de empresas normalmente investidas pela Insight Venture ser maioritariamente composto por empresas de pequena ou média dimensão (PME), não dispondo de recursos e meios para a adequada consideração dos impactos. Sendo esta uma matéria em constante evolução e determinante, a Insight Venture procura encontrar soluções compatíveis para a realidade dos investimentos, sendo que a informação aqui prestada será atualizada em caso de alteração.
Política de Remunerações
A atual Política de Remunerações da Insight Venture contempla medidas sustentáveis onde se destacam:
i. Sistemas de remuneração equilibrado entre a Gestão da empresa e os colaboradores;
ii. Alinhamento entra a política de remuneração da Gestão e os objetivos estratégicos de médio prazo dos acionistas;
iii.Temas como igualdade de género, idades ou outros afins estão interiorizados fazendo parte integrante das preocupações correntes.
Preocupados com temas de riscos de sustentabilidade na remuneração, a Sociedade optou por um sistema de remuneração fixa, sendo expectável que a curto prazo complemente com um sistema de remuneração variável, transversal que tenha em consideração a apetência pelo risco e os valores e interesses a longo prazo da Sociedade. Assim, esta componente de remuneração variável deverá basear-se no desempenho a longo prazo e ter em conta os riscos atuais e futuros que lhe estão associados.
A política relativa à remuneração variável, será distinta da remuneração fixa, que inclui pagamentos, contribuições proporcionais e regulares para pensões ou outras prestações . A remuneração variável, incluirá os pagamentos adicionais ou as prestações que dependam do desempenho e, em circunstâncias excecionais, outros elementos contratuais, exceto os que façam parte dos pacotes de emprego habituais (tais como cuidados de saúde, ou contribuições proporcionais e regulares para pensões). Deverão ser incluídas na remuneração variável tanto as prestações pecuniárias como as não pecuniárias.
A Administração revê periodicamente a política de remunerações da empresa adequando as remuneração fixas, outros benefícios e regalias e remunerações variáveis, com o objetivo de garantir a sua sustentabilidade.
Sendo a política de remunerações um tema fundamental para a Insight Venture existe uma preocupação constante na sua reavaliação e adequação das melhores práticas de forma a que incorpore outros riscos em matéria sustentabilidade.
Última atualização: 06/2024