A Start-up portuguesa SocialTalk de software na área do Influencer Marketing quer revolucionar o mercado democratizando o acesso a tecnologia a todas as empresas do mundo. Agora qualquer empresa pode encontrar influenciadores rapidamente, gerir o seu relacionamento e monitorizar o seu desempenho. Tudo automaticamente e ao preço mais competitivo do mundo, acessível mesmo a pequenas microempresas.
O Marketing de influência veio para ficar, pois o poder de uma recomendação é inequívoco e é dos fatores que mais influencia na tomada de decisão de compra de um produto ou serviço. Mas trabalhar com Influenciadores sem usar uma tecnologia adequada é um trabalho muito moroso e pouco objetivo. Em média os clientes da SocialTalk pouparão 80% do tempo e dos recursos que afetariam à atividade dedicada Influencer Marketing. Adicionalmente, têm muito mais informação para além do que a que podem analisar normalmente nas redes sociais, de forma a tomarem melhores decisões sobre com que Influenciadores trabalhar, obtendo conclusões sobre o retorno efetivo de uma Campanha.
“Quando falamos em democratizar estamos a falar a sério. Tipicamente esta é uma área cuja fatura ainda é bastante elevada para as marcas. Estamos a fazer o mesmo caminho que outras áreas do marketing digital já fizeram. Hoje em dia qualquer marca tem um CRM para gerir clientes, um software para gerir email marketing, social media, SEO, gestão de advertising, entre muitas outras áreas. E já não se pagam centenas ou milhares de euros por mês como acontecia há alguns anos atrás. A SocialTalk veio disromper este paradigma. Agora qualquer empresa pode ter acesso a todas as funcionalidades a partir de €31,00 por mês, sem falsos upgrades e limites de utilização.”
Mas a empresa não vai ficar por aqui. A SocialTalk está a utilizar Inteligência Artificial para aumentar a rapidez de acesso a perfis de Influenciadores que melhor se adequem (match) com o público-alvo de cada marca. “Este é o verdadeiro desafio do Influencer Marketing. Queremos que as empresas deixem de ter de procurar Influenciadores. Estamos a desenvolver um motor de recomendação que sugere às marcas quais os Influenciadores com que devem trabalhar, cujos seguidores se ajustem (fit) com o público-alvo da marca. Mas vai muito para além disto. Estamos a usar Machine Learning para analisar milhões de posts diariamente e ajudar a determinar o desempenho real de cada influenciador, quanto uma marca deve pagar de acordo com os objetivos propostos a cada Influenciador e automatizar grande parte do processo de gestão do relacionamento.”
Tudo isto visa fazer a transição do Influencer Marketing para a economia sustentável através de uma forte desmaterialização de processos. Mas não só. O desafio é ainda maior. Estamos a repensar e impactar a sustentabilidade por meio dos Influenciadores, pelo lado da comunicação e da educação. Acreditamos que os Influenciadores podem ter aqui um papel fundamental.
Depois de vários anos dedicados à área de Influencer Marketing, os fundadores Francisco Ascensão (CEO) e Tiago Oliveira (CTO) criaram a SocialTalk em Junho de 2021, que consegue agora esta ronda de investimento que tem a liderança da Insight Venture e do Fundo Green Insight I. Este investimento vai permitir à Start-up fazer crescer a sua equipa nas áreas tecnológica, de marketing e vendas, bem como internacionalizar a sua atividade e expandir para novos mercados: Europa, América Latina e América do Norte; são os próximos mercados a conquistar.
De acordo com Mónica Cameira de Mendonça, CEO da Insight Venture, “este é um projeto disruptivo, numa área que precisa de inovação e muita desmaterialização de processos. Estamos a apoiar dois founders com uma enorme experiência e um modelo provado. É mais um projeto que vai levar ainda mais longe a imagem tecnológica de Portugal”.